Inverno na Europa – Verdades e Mitos

Quando decidimos viajar para a Europa no auge do inverno logo surgiram muitas questões sobre como aproveitar essa estação, até porque existem autoridades no assunto que não recomendam (com um tanto de razão). Pensando nisso resolvi escrever esse pequeno post sobre a minha experiência pessoal com o inverno da Europa. Ênfase em pessoal.

É frio mesmo?

Depende. No sul da Europa (Portugal e Espanha, por exemplo) as temperaturas são mais amenas, mas em outras regiões você pode quase literalmente virar picolé.

Os dias são curtos?

Aí não tem jeito, são curtos sim e você vai aproveitar bem menos tempo do que no verão, por exemplo. Não é fácil encarar noitada após noitada no invernão europeu. Provavelmente você não vai conseguir executar aquela programação cheia de atividades que imaginou. E o tempo pode ficar feio…

Faz sol?

Faz, mas na nossa viagem de 22 dias, fez sol em 6 deles. E se eu me importei a ponto de contar é porque faz diferença no seu dia.

Neve garantida?

Veja bem. Primeiro, não neva em todos os lugares da Europa e em outros neva bem pouco. O inverno dura 3 meses, mas não significa 3 meses de neve, claro. Pode acontecer de, justo na semana em que você está lá, não nevar (o que não quer dizer que não vá fazer frio pra caramba). Se neve é o principal objetivo da sua viagem, pense em escolher lugares com mais probabilidade histórica de nevar, no mês em que isso mais ocorre (geralmente janeiro). Se ainda assim não nevar, não dá pra pedir o dinheiro de volta, ok? Na minha opinião, pra aproveitar ao máximo a neve, mesmo que seja a que já caiu e se acumulou nas ruas e telhados das casas, aposte suas fichas em um vilarejo de montanha. Pode sair mais caro (vai ser alta temporada), mas eles foram feitos pra isso!

As roupas protegem?

As roupas certas são capazes de fazer milagres, e as roupas erradas podem te fazer passar por um suplício. Confira o post sobre roupas para o inverno europeu, pra comprar as peças certas. Mas você não vai se sentir aquecido como no Piauí, aceite isso 🙂

Você vai ficar ilhado em uma nevasca?

Existem cidades/países menos acostumados com temporadas de neve do que outros. Quando estava na Suíça, vi no jornal que começou a nevar em Paris e Londres, e as cidades viraram um caos, com acidentes nas estradas, trens parados ou muito atrasados e aeroportos fechados. Na mesma época, em Zurique, tava nevando muito há dias e tudo funcionava normalmente. No último dia um trem atrasou 5 minutos. Estou pensando em reclamar com o governo suíço 😛 Fique sempre de olho na previsão do tempo para cidade onde está e para as cidades para aonde vai. Ninguém manda no clima.

Afinal, vale a pena?

A gente geralmente pergunta isso pros outros, mas a resposta que importa é a sua mesmo. A minha viagem valeu muito a pena, mas eu não faria ela todo ano no inverno nem a pau (se pudesse, claro)! UPDATE: todo ano não, mas de 2 em 2 anos, quem sabe? Já tenho outro encontro marcado com o inverno europeu em 2015!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s