Europa 2014 – Paris, um roteiro óbvio (mas essencial)

Se, por algum motivo maluco, você tiver apenas 1 dia em Paris, o que é um absurdo se for a sua primeira vez na capital francesa, talvez o roteiro a seguir seja o mais indicado para conhecer o essencial, o filé, da cidade. Há que se ter muita disposição pra cumprir ele todo e ainda assim vai faltar muita coisa, mas como nos apareceu um espetacular dia de primavera pela frente, encaramos.

Nosso roteiro começou próximo da estação Châtelet, do lado do nosso apartamento alugado em Paris. Caminhamos até a outra margem do Sena, passando pela Conciergerie para comprar nosso Paris Museum Pass, do qual já falei laaaá em 2010. Atravessamos a Île de la Cité em direção à ultra-famosa Catedral de Notre Dame. Ao contrário da primeira vez, agora entramos na nela, e achei mais bonita do que por fora (nunca achei lá muita graça nela por fora, pra falar a verdade). Gostaria de ter subido na torre, mas como a fila era muito grande decidimos seguir em frente.

Louvre
O Louvre
Conciergerie
Conciergerie
Notredame
Notre Dame

Voltamos para a margem direita do Sena e seguimos margeando, dando alguma atenção às pontes no caminho, com destaque para a Pont des Arts, aquela dos cadeados (que vivem precisando fazer manutenção por causa do peso dos ditos). À direita já era o Louvre, e o nosso interesse era muito mais no complexo arquitetônico do que na sua gigantesca coleção. Ainda assim, como tínhamos dois novatos no grupo, entramos exclusivamente pra ver a Monalisa. Não conheço alguém que tenha passado menos de meia hora no Louvre, mas o dia lá fora estava espetacular.

Pont des Arts
Pont des Arts
Pont des Arts
Pont des Arts
Louvre
Louvre
Louvre
Louvre
Arc de Triomphe Louvre
Arc de Triomphe Louvre
Louvre
Louvre
Louvre
Louvre

Seguimos caminhando até o Arc de Trionphe Carrousel du Louvre, e de lá procuramos um lugar pra almoçar, numa região muito próxima da do Hotel Lúmen, onde ficamos na nossa lua-de-mel em 2010. O momento nostalgia foi parcialmente arruinado pelos preços sensivelmente mais altos nos cardápios. Serviu ao menos pra recarregar um pouco as baterias pro resto da caminhada, que foi longa.

Recomeçamos pelo jardim de Tuileries (diga tchulerrí), que estava lotado de turistas. Fazia muito sol e calor pra época (início de primavera) e o céu azul deixava a paisagem ainda mais bonita. No final do jardim, à esquerda, entramos, também rapidamente, no Musée l’Orangerie, exclusivamente pra ver as Ninféias de Monet, já que tínhamos planos de ir até Giverny no dia seguinte pra conhecer os jardins de Monet (o que acabou não acontecendo).

Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Jardin des Tuileries
Ponte Alexandre III
Ponte Alexandre III

Depois do l’Orangerie, passamos pela Place de la Concorde, mas continuamos pela esquerda, até passar pelo Petit Palais e chegar à ponte Alexandre III, a mais bonita de Paris. Não entramos nem no Petit e nem no Grand Palais (mas deveríamos), e fomos direto para a Champs Élysées, evidentemente que em direção ao Arco do Triunfo.

O problema é que, chegando lá, subir até o topo depois de ter caminhado uns 7 quilômetros seria um suplício. Sorte nossa que nos foi permitido subir de elevador até lá, não sei direito se por causa do Pass ou se por causa da idade da minha sogra, que estava conosco. O fato é que, graças a isso, pudemos terminar nosso passeio contemplando Paris do alto de um dos seus cartões postais. Não bastasse tudo que já tínhamos visto, essa subida final nos permitiu ver ainda a Torre Eiffel e a região de Montmartre, com sua famosa Sacre Coeur.

Champs Élysées
Champs Élysées
Arco do Triunfo
Arco do Triunfo
Champs Élysées
vista aérea da Champs Élysées
Torre Eiffel
Torre Eiffel
Montmartre Sacre Coeur
região de Montmartre, com a Sacre Coeur à direita

Depois de algum tempo lá em cima, voltamos pro nosso apartamento, esgotados, mas com a certeza de um dia muito bem aproveitado. Se você tiver mais tempo, faça isso em pelo menos três dias, pra aproveitar melhor 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s