Europa – dia 07 – Pelas ruas de Florença

Apesar de ter chegado no fim de tarde anterior, o primeiro dia “valendo” em Florença foi esse. Saímos do hotel com um roteiro mais ou menos traçado: caminhar até o Rio Arno, passando pelas principais atrações da cidade, que ficam no caminho.

Florença
a caminho do Duomo


A primeira delas, bem próxima do hotel, era a Accademia, que abriga o original de uma das mais perfeitas esculturas já feitas (e replicadas): Davi de Michelangelo! Sim, nós pagamos pra ver um homem nu de 5 metros de altura, e de novo não era permitido fotografar. Além do Davi havia um monte de outras pinturas e esculturas antiquíssimas em exposição, e ficamos um bom tempo conhecendo as diversas alas. Foi bem tranquilo e sem filas comprar o ingresso na hora, mas acho difícil que seja assim no resto do ano (fomos no inverno).

Saindo da Accademia seguimos nosso caminho e logo chegamos ao lugar possivelmente mais movimentado da cidade, o Duomo. A imponente catedral feita de mármore verde e branco fica em uma praça sempre lotada de turistas, fora e dentro de sua nave.

Duomo Florença
Duomo de Florença
Duomo Florença
Velas no interior do Duomo
Duomo Florença
Pintura no interior da cúpula do Duomo
Duomo Florença
Altar da catedral

Fotografar o Duomo acabou sendo um desafio pra mim, porque a praça é “apertada” e eu não tinha como tomar a distância necessária pra enquadrar ele todo, e eu não tinha nenhuma super grande-angular pra ajudar…

Em Florença, normalmente caminha-se por uma rua estreita, cheia de gente (e eventualmente pequenos carros e vespas), até que o panorama se abre e você dá de cara com alguma praça. Depois do Duomo seguimos por mais uma dessas ruas e “desembocamos” na Piazza della Repubblica, marcada por um carrossel antigo e muitos vendedores ambulantes.

Piazza della Repubblica Florença
Piazza della Repubblica
Piazza della Repubblica Florença
Piazza della Repubblica

Ficamos pouco tempo lá e seguimos até finalmente chegar à praça que eu mais gostei, a Piazza della Signoria. Além do Palazzo Vecchio, que sozinho já é um dos cartões postais da cidade, o lugar é repleto de esculturas belíssimas, como a imponente estátua de Netuno e uma réplica de Davi. Chegando lá você também estará pertinho da Galleria degli Uffizi, um dos mais importantes museus de Florença.

Palazzo Vecchio Florença
Palazzo Vecchio
Piazza della Signoria
Piazza della Signoria
Piazza della Signoria
Netuno – Piazza della Signoria
Piazza della Signoria
Piazza della Signoria

Esse cenário é complementado por uma espécie de hall emoldurado por várias estátuas de notáveis, como Donatelo, Dante e Maquiavel, que vai terminar justamente às margens do Rio Arno. Museu a céu aberto, de cair o queixo.

Ao chegar ao Arno, a Ponte Vecchio – outro cartão postal de Florença – está a sua direita, e basta seguir o fluxo de gente pra chegar lá. Olhando de fora, pra falar a verdade, achei esquisita, porque parecia um cortiço (num lugar inusitado). Já por dentro, até que você chegue no meio dela nem parece ponte, porque está cercada de lojas (joalherias) à esquerda e à direita.

Ponte Vecchio - Florença
Ponte Vecchio – Florença
Rio Arno - Florença
Rio Arno – Florença

Depois de toda essa caminhada a gente resolveu parar pra almoçar e voltar pro hotel, e só voltamos pra rua quando já era noite (sempre lembrando, noite significa 5 da tarde no inverno). Diferente de Milão, a cidade parecia animada, e deve ser boa pra “cair na noite”. Aproveitei pra tirar algumas fotos noturnas (que não ficaram muito boas), jantamos e voltamos pro hotel.

Piazza della Repubblica
Piazza della Repubblica
Piazza della Repubblica
Piazza della Repubblica
Duomo Florença
Duomo, à noite

No dia seguinte fizemos um bate-volta a Pisa, mas isso eu conto no próximo post.
Arrivederci!

Anúncios

2 comentários sobre “Europa – dia 07 – Pelas ruas de Florença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s