Usando celular na Europa – Miniguia

sim card

Eu já tinha adiantado nesse post aqui que na última viagem à Europa compramos um chip pré-pago de celular, e isso tinha sido muito proveitoso. Bom, como muita gente tem curiosidade sobre esse assunto, vou tentar detalhar a nossa experiência pra você poder tirar proveito disso na sua próxima viagem.


É bem óbvio pra muita gente, mas caso você esteja se perguntando por que gastar dinheiro com um chip local, veja alguns motivos:

  • Você poderá acessar mapas em tempo real, no meio da rua, e traçar rotas a serem seguidas, encontrar aquela igreja, aquele museu ou aquela loja sem dar voltas e voltas desnecessárias.
  • Fanáticos por foursquare, twitter, instagram e facebook poderão atualizar seus status no timing certo, e não apenas no quarto do hotel (se tiver wi-fi), quando o momento tiver perdido a graça.
  • É possível verificar todos os horários dos ônibus e/ou trens e suas baldeações, na ida e na volta, e então só precisará ir/voltar pra estação na hora certa.
  • Você pode ligar para a família na hora que quiser (mas lembre do fuso).
  • Mais do que ver a previsão do tempo para amanhã no noticiário, é possível acompanhar o clima da cidade onde está ou pra aonde vai, e assim evitar condições adversas.
Ok, acho que deu pra convencer. Mas, e na prática, como é?

Onde comprar?

Como no Brasil, existem muitas lojas das diversas operadoras em tudo quanto é lugar. Estações de trem e ruas de grande comércio são opções praticamente garantidas.

O que precisa?

Tudo o que você precisa é de um passaporte e, claro, um smartphone desbloqueado. Provavelmente existem opções para tablets com 3G, mas não testamos isso. Eventuais habilitações e configurações no aparelho são feitas pelo próprio funcionário da loja. Lembre de pedir a ele(a) pra deixar tudo funcionando e teste o acesso a internet usando o 3G antes de sair da loja.

Quanto custa?

Isso varia um pouco, mas na Itália pagamos 20 euros por um chip com 15 euros de crédito, com direito a internet 3G ilimitada por um mês (na verdade há uma franquia de 500MB por semana). Já na Suíça pagamos 10 francos por um chip com 20 francos de crédito, e com eles compramos internet ilimitada por um mês por cerca de 15 francos, ficando com 5 de crédito.

Liga pro Brasil?

Liga! Na Itália custava cerca de 15 centavos de euro por minuto, e na Suíça custava 25 centavos de franco por ligação mais 1 centavo por minuto! É muito melhor do que tentar usar um telefone público, que pode ser confuso e até mais caro.

Área de cobertura:

Tanto na Itália quanto na Suíça o uso do chip (ligações e internet) era igual em todo o país, sem custos adicionais de roaming, por exemplo. Já quando a gente tentava usar um chip de um país em outro, ele entrava em roaming e, pra usar o 3G era preciso habilitar o roaming de dados e cobrava taxas adicionais. Então, se você for ficar mudando de país toda hora, pode ser que não valha a pena.

Qual a operadora?

Bom, cada país tem as suas, e algumas existem em vários países. Na Itália compramos um chip da TIM e, por mais absurdo que isso possa parecer para um brasileiro, lá funciona e é rápido! Na Suíça usamos um chip da Lebara (diga lebarrá), que era a melhor opção para ligações para o Brasil.

usando celular exterior
agora é só usar!

Agora é só fazer check-in naquele lugar bacana pra fazer inveja pros seus amigos, e não depois que tiver saído de lá e perder a graça 🙂

Facinho, não?
Se ainda tiver alguma dúvida, é só mandar na caixa de comentários.
Não precisa agradecer 🙂

Anúncios

101 comentários sobre “Usando celular na Europa – Miniguia

  1. Anônimo disse:

    O celular pré-pago chamado aqui no Brasil pagará alguma taxa? O celular deve ser android? Gostaria de levar meu smartphone dual chip. Vou para a Suíça, Itália, França e Portugal em Agosto. Grata. Waléria

  2. Ronaldo Giusti disse:

    Waléria,
    quem receber uma ligação sua do exterior não pagará nenhuma taxa por isso.
    O celular não precisa ser android, basta ser desbloqueado, e pode ser dual chip também. Como você pôde ler no post, na Itália usei TIM e na Suíça usei Lebara. Certamente será fácil encontrar operadoras também ára França e Portugal.
    Obrigado pela visita.

  3. Larissa. disse:

    Putz, perfeito! Muito obrigada pelo post, vaguei por outros, mas nenhum foi completo como este. Vou para a suiça no fim do mes, e tenho um namorado em sp, ja estava me descabelando, pois nao saimos do whatsapp! Abç

  4. Manuela San disse:

    Olá Ronaldo, estou indo p/ Amsterdã agora em Julho p/ passar 1 mês
    porém, ficarei alguns dias em outros países como Paris, Londres etc… Sendo assim, terei que comprar um chip em cada país, para estar “atualizada” rs?
    Ou seria melhor contratar um plano com a própria operadora? No caso meu celular é pré pago da vivo.
    Espero que vc possa me auxiliar, pois estou com essa super dúvida.
    Desde já te agradeço.

  5. Ronaldo Giusti disse:

    Manuela, comprar um ou mais chips depende de quantos dias você vai ficar em outros países. Se eu entendi direito, são poucos dias, e como você vai passar 1 mês em Amsterdã, compre o chip na Holanda mesmo, e fique em roaming (com esse chip da Holanda) nos outros países.

    Não sei bem como funcionam esses planos de roaming internacional do Brasil (sempre me assustava com os preços), mas no site Viaje na Viagem tem um post útil sobre isso: http://www.viajenaviagem.com/2013/06/roaming-internacional-vivo-como-funciona-e-quando-vale-a-pena/

    Espero que tenha ajudado.
    Um abraço e obrigado pela visita.

  6. Anônimo disse:

    Excelentes dicas! Em novembro irei para Londres e Paris, 4 noites em cada uma. Você sabe indicar qual a melhor operadora para estes países? e quanto seria o chip pre-pago + pacote de dados? (o roaming é só pra ligações, ou para o pacote de dados tb?) Obrigada!
    Liliane

  7. Ronaldo Giusti disse:

    Eu não sei dizer qual a melhor operadora desses países, mas existem lojas que vendem chips de múltiplas operadoras e podem indicar o melhor pra sua situação.
    Entre outras, em Londres existe a Vodafone e na França a Orange.

    Eu só sei os preços nos países que usei (estão no post acima), mas em geral os planos cobrem ligações e dados, de alguma forma. Às vezes é preciso configurar algo no aparelho ou habilitar alguma coisa na operadora. Em ambos os casos, peça ao vendedor para fazer o que for preciso e já teste logo a sua conectividade antes de sair, assim não terá dor de cabeça.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!

  8. Pimentone disse:

    Muito bom post, quando fui em maio para Italia comprei dois chips um para o Iphone e outro para o Ipad, 20 euros cada e foi muito bom acessava mapas e liguei muito para o Brasil, e quando cheguei ainda tinha crédito, passei 18 dias e foi muito bom. Meu filho está indo para a Europa e vou recomendar este post para ele, na França a melhor é a Orange? e em Londres Vodafone? eu comprei na Itália Tim, mas deve ser melhor comprar Vodafone, ou uma que exista em países como França, Itália, Portugal e Suiça. Obrigado e parabéns.

  9. Ronaldo Giusti disse:

    Thiago, confesso que já não lembro bem como era pra ligar para o Brasil, mas tenho quase certeza que existem instruções escritas no material que você recebe da operadora na compra do chip. Se não me engano, bastava ligar 0055, mas é bom você confirmar quando chegar lá.
    Um abraço.

  10. Anônimo disse:

    Muito obrigada pelas dicas. Estou indo para Alemanha, Belgica e Suiça. Tentei contratar um pacote de roaming internacional da Oi mas desisti.Um pacote de voz de 30 min. custa 79,00 (pode comprar até 5 pacotes).Já o pacote de dados de 20 MG+ wifi 59,00 (pode comprar até 5 pacotes).. E ainda tem a taxa de deslocamento que varia de cada pais mas que em média é de R$ 2,70 o minuto de ligação. Bom depois das explicações da atendente… desisti…

  11. Ronaldo Giusti disse:

    Olá Ingrid, obrigado pela visita!
    Os celulares que suportam 4G também suportam 3G, então se você tiver ou for comprar um 4G (que é a tendência nos próximos anos) ele funcionará normalmente nas duas redes.
    Mas se você tiver um aparelho apenas com 3G, ainda assim a velocidade deve satisfazer suas necessidades, já que o 3G de lá é bem melhor que o daqui.
    um abraço!

  12. Anônimo disse:

    Funciona sim. Quando vc for habilitar o whatsapp no cell com chip de outro pais, é só vc colocar o seu próprio número de Brasil. Neste momento, no seu cel brasileiro o whatsapp vai deixar de funcionar. Quando retornar é só reinstalar o whatsapp.

  13. Professores de quem? disse:

    Ronaldo, gostei muito das suas dicas. Quase todas minhas dúvidas foram sanadas, mas faltou uma. Como faço pra comprar o chip 3G na Itália? Estou indo pra lá esse final de semana e ficarei uma semana. Gostaria de saber os passos certos para que eu tenha internet em toda a Itália no meu S3. Grato desde já.

  14. Ronaldo Giusti disse:

    Olá e obrigado pela visita.
    Para comprar um chip 3G basta encontrar uma loja de uma das várias operadoras da Itália e fazer como expliquei no post. Essas lojas podem ser encontradas facilmente em estações de trem e ruas de grande comércio, e você pode pedir para o próprio funcionário da loja colocar o chip e configurar o seu aparelho, assim você terá internet em todo o país. Veja no post que, na Itália, comprei um chip da Tim por 20 euros por um chip com 15 euros de crédito, com direito a internet 3G ilimitada por um mês. Se acabarem seus créditos antes basta fazer uma recarga.
    Outro detalhe que pouca gente acredita: lá, a Tim funciona!

    Um abraço.

  15. Anônimo disse:

    oi amigo ..moro em portugal vim ao brasil passar ferias com a minha familia minha mae quer me dar de presente um GALAXY S3 pra levar pra la acha que posso aceitar pk eu trouxe o meu mais aqui nao pega ….(ele e dul band)e me disseram la na loja desde que seja desbloqueado e seja mais de tri band ou quadriband da pra comprar acha que e verdade ou conversa de vendedor bjs fico grata pela ajuda neiapacheco@hotmail.com bjs neia

  16. Ronaldo Giusti disse:

    Neia, obrigado pela visita.
    Não sou especialista no assunto, mas acredito que o vendedor falou a verdade, e a maioria dos smartphones modernos já é quadriband e funciona sem problemas aqui e na Europa.

    Só se certifique de que o aparelho é desbloqueado e, se estiver usando o chip de um país em outro, se a função de roaming (de voz e dados) está habilitada (taxas podem ser cobradas).

    Um abraço.

  17. Ronaldo Giusti disse:

    Olá e obrigado pela visita.
    Não sei quantos dias você vai passar em cada cidade, mas se comprar um chip só, estará em roaming na outra cidade e seus créditos acabarão rapidamente. Eu diria que vale comprar dois chips se você for ficar 4 ou mais dias em cada país (o que é mais que recomendado em se tratando de Paris e Roma).

    Sobre as operadoras venderem chips especificamente pra usar no exterior eu não sei se existe, mas, se existir, duvido que compense. Você pode ainda usar seu próprio chip nacional lá, mas estará em roaming internacional, e você não quer fazer isso, posso assegurar.

    Um abraço.

  18. Vera Lucia disse:

    Ronaldo, vc esta caindo do ceu pra mim. Estive a tarde toda a buscar informações sobre este assunto. Tenho uma sobrinha morando na Suíça. Como ela vem dezembro ao brasil, quero dar de presente a ela, pq aniversario um smartphone. Fui em loja propria samsung aqui rio ee janeiro/brasil para me certificar. La os funcionarios me passaram a informacao que segundo as leis europa nao posso comprar smartphone brasil e usar na suica. Nao consigo entender, se as pessoas compram no exterior seja iphone, samsung e outras marcas e usam aqui no brasil.por favor me oriente. Os chips q vc menciona eu devo comprar aqui no brasil para usar suica

  19. Ronaldo Giusti disse:

    Vera Lucia, obrigado pela visita.
    Se a sua filha mora na Suíça, ela vai comprar o chip lá, seja pra ligar pra Suíça ou pro Brasil.
    Eu desconheço essa história de não poder comprar smartphone no Brasil e usar na Europa, acho que isso não existe. Mas se certifique de que o aparelho comprado seja desbloqueado e funcione em múltiplas frequências (quadriband).

    Um abraço.

  20. Lohe Intimate disse:

    Ronaldo meu brother, parabéns pelas dicas e muito obrigado, segue minha pequena dúvida. Meu diretor vai para Europa descendo na Suíça e depois indo para a Alemanha, saberia me dizer qual chip/operadora adequada para ele usar o 3G com velocidade normal para ver mapas/roteiros e conversar via Skype!? Ele disse que não iria usar muito para fazer chamadas ou SMS, tem como comprar via internet para ele já sair daqui do Brasil com o tal no tablet/celular!?

  21. Ronaldo Giusti disse:

    Lohe, obrigado pela visita.
    Creio que não seja possível comprar o chip pela internet, e se puder não deve compensar o frete…
    Na Suíça eu usei Lebara e a velocidade não era um espetáculo, mas dava pro gasto.

    um abraço.

  22. Marilia Gaboardi disse:

    O blog ajudou bastante.Então,vou dar umas dicas atualizadas de novembro de 2013.

    Em primeiro lugar, qual modelo de telefone levar :leve um smartphone e veja se as pessoas com quem terá necessidade de falar (se você analisar bem,são poucas.Não se esqueça que você está passeando despreocupadamente no exterior) tem skype, viber e/ou whatspp, pois daí você precisará somente de internet e não se preocupará com telefonemas. Eu gosto de levar um smartphone duo (Samsung Galaxy.Ele vira roteador para até 10 outros aparelhos) com um chip brasileiro pré-pago desbloqueado (Vivo ou Tim tem sinal em qualquer lugar), sem internet, para as emergências enquanto não consegue um chip do país. Não se esqueça que SMS é bem mais barato e quando você recebe uma mensagem você não paga nada. Nunca leve seu chip pós pago e com internet, pois a conta será estratosférica quando voltar. Ou coloque em um celular normal para não correr o risco de ficar online, caso não queira desviar as ligações para o chip pré-pago.

    INGLATERRA : comprei da Three por 15 libras.Simplesmente nota 1 milhão de libras . Em 10 minutos já estava funcionando, a internet é ilimitada, funciona perfeitamente bem no interior da Inglaterra, e quando saí do país e voltei após 20 dias foi só colocar o chip que funcionou normalmente. Validade dos créditos: 30 dias.
    Local da compra:
    Carphone Wharehouse (tem chip de todas as operadoras)
    146 Marylebone Rd. Londres (travessa da Baker St)

    ITÁLIA : comprei da Tre por 15 euros.Apesar da vendedora dizer que funcionaria só no dia seguinte, em 2 horas a internet já estava ativa. Tem sinal em toda Itália, mas com falhas em Milão.
    Local da compra:
    Loja da Tre
    Stazione Centrale (Também tem loja própria da TIM, Wind e dentro da Saturn a da Vodafone)
    Piazza Duca D’Aosta n.1 Milão

    FRANÇA: um problemão para celular pré-pago. Paguei nas 2 operadoras 19,99 euros. Conforme orientação de um blog, fui até a loja da Bouygues .O vendedor teve que configurar todo o telefone para o chip funcionar. Depois que paguei,ele disse que os créditos valiam só 7dias, para fazer recarga teria que voltar na loja, e que o chip tinha validade só de 6 meses. Conclusão: chip totalmente descartável. 3 dias depois o crédito já tinha acabado. É bom para quem fica menos de 3 dias na cidade, pois já sai da loja funcionando. Como eu iria ficar mais tempo em Paris já fui na loja da Orange e comprei outro chip.A vendedora disse que a internet funcionaria em 2 dias, mas após 18 horas já estava ativo.Você descobre isso quando recebe um SMS com o número do celular. Não pode esquecer de ativar o crédito (#124* os 14 números que te dão#call) senão o bônus de 5 euros terminam em 3 dias. Depois de alguns dias recebi um SMS para ir na loja registrar minha linha (apesar de eu ter comprado na loja com meu passaporte), pois senão seria ela seria desativada em 2 meses. Fui na loja,num domingo, e saí de lá sem registrar, pois tinha pelo menos 20 pessoas na minha frente. Validade dos créditos: 14 dias. Conclusão: também será um chip descartado. Quando eu voltar para a França será mais fácil comprar outro.

    Local da compra:
    Bouygues
    122 Rue La Boetie Paris, em frente ao Monoprix, quase esquina da Champs Elysees lado direito(a Tiffany fica na esquina),

    Orange
    125 Avenue des Champs Elysees Paris , próximo ao Arco do Triunfo, lado esquerdo da avenida

  23. Claudine disse:

    Olá Ronaldo,
    obrigada pelas informações! Vou pra Alemanha e fico 2 meses, pensei em comprar o cartão SIM pré-pago, fiquei só com dúvidas sobre o desbloqueio do celular. Sou cliente da VIVO aqui no Brasil, eles fazem esse desbloqueio do meu Iphone na loja? Obrigada desde já!

  24. Marilia Bittencourt disse:

    Olá! (:
    Estou indo p/ Budapest, estudar por um ano a partir de fev. e como meu celular não é smartphone, vou comprar um, pq pelo visto é o que funciona por lá, certo?
    Então, optei pelo Nokia Lumia 720 e pesquisei tudo sobre ele, mas ainda não tenho certeza se ele funcionará lá e estou com medo!
    Você sabe se essa linha Lumia da Nokia funciona na Europa?

  25. evandro show disse:

    Olá, Ronaldo, meu abraço e parabéns por ter a paciencia e boa vontade para ajudar os marinheiros de priimeira viagem !
    Bem, estou indo em maio para fazer o seguinte roteiro:Itaituba/ Fortaleza/ Moscou/ São Petersburgo/ Dubrovnik/Zagreb(Na Croácia )/Lisboa/Fortaleza/Itaituba.. Ao todo, serão vinte dias, com três ou quatro em cada cidade citada. Como devo fazer, existe alguma operadora que cubra todo esse roteiro ? Em caso negativo, qual seria sua opinião/orientação ? Na verdade, nunca saí do Brasil, portanto, totalmente inexperiente em viagens internacionais. Sou fanático por internet e pretendo postar fotos e vídeos quase em tempo real. Meu abraço e espero respoosta.

  26. Ronaldo Giusti disse:

    Olá Evandro.
    De todas as cidades que falou no roteiro eu só conheço Fortaleza e Lisboa (embora tenha muita vontade de um dia conhecer Moscou e São Petersburgo)!
    Não sei se existe uma operadora que cobre esse roteiro (eu geralmente faço roteiros por conta própria), mas acredito que a CVC ou a Casablanca podem montar alguma coisa personalizada pra você, se for o caso.

    De qualquer forma, se quiser se aprofundar na leitura, tenho alguns posts sobre planejamento de viagens, espero que não muito desatualizados:
    http://www.ronaldogiusti.com/2010/04/giusti-tur-parte-i.html
    http://www.ronaldogiusti.com/2010/04/giusti-tur-parte-ii.html
    http://www.ronaldogiusti.com/2010/11/europa-o-planejamento.html

    Boa sorte no seu roteiro!

  27. Priscila G. disse:

    Ronaldo, genial a sua iniciativa e a ajuda fornecida a todos! Fica difícil não agradecer, rs.
    A minha dúvida é parecida com a da Marília: vou fazer intercâmbio e estou adquirindo um smartphone da nokia, com as quatro frequências de gsm. Minha dúvida é se há diferença entre ser desbloqueado para operadoras nacionais e internacionais (no caso, Espanha).
    Nas descrições do produto aparece o seguinte: “Para utilizar este celular é preciso ter um chip (vendido separadamente). Este aparelho está habilitado para que funcione com operadoras nacionais com Tecnologia GSM (Vivo, Oi, Tim, Claro, Brasil Telecom, CTBC, Sercomtel, Telemig). “
    o link do produto: http://www.casasbahia.com.br/Celular-Desbloqueado-Nokia-Lumia-820-Preto-com-Windows-Phone-8-Camera-8MP-Tela-ClearBlack-de-43-3G-4G-Wi-Fi-Bluetooth-GPS-MP3-e-Fone-Claro-2726953.html?csParam={%22feature%22:%22frequentlybought%22,%22source%22:%22product%20details%22,%22recType%22:%22frequentlybought%22}&recsource=chaordic&rectype=product-details_frequentlybought

    Valeu mesmo pela disponibilidade e ajuda!!

  28. Ronaldo Giusti disse:

    Tartufo, obrigado pela visita.
    Não conheço o aeroporto Linate, e também não descobri se tem alguma loja de telefônica por lá. É provável que haja, mas, se não houver, compre seu chip na estação de trens Milano Centrale.
    Boa sorte e boa viagem!

  29. genilda abreu disse:

    Ola, estou indo para a Alemanha, e gostaria de saber se tem como encontrar Wi-fi pelas ruas como aqui no brasil e not book tenho que ter o modem????? sempre vou sempre para lá mais nunca me interessei, por que queria férias de tudo, so que agora eu preciso da redes sociais por causa da minha filhas.. Me ajude Por favor desde ja te agradeço.

  30. Ronaldo Giusti disse:

    Genilda, obrigado pela visita.
    Fui para a Alemanha em 2010 e de lá pra cá muita coisa pode ter mudado. Na época também não me preocupei com acesso a wi-fi…
    Só tome cuidado pra não acessar redes sem autorização.
    Um abraço.

  31. Márcia disse:

    Estou indo para um evento científico de 1 semana em Portugal e quero comprar lá um chip pré-pago pra usar em ligações para o Brasil. Tenho um Iphone 5 e o chip é daqueles pequenos. É fácil eu encontrar um chip desses por lá em pré-pagos?

  32. Aline disse:

    Ronaldo,

    Qual a melhor operadora na Alemanha? Irei para lá no final deste mês e preciso ter acesso a internet para me comunicar com a minha empresa….
    Tenho um Galaxy SIII Mini e é desbloqueado, vc acha que vai funcionar normal? Lá é só comprar o chip e pronto?

    Obrigada!

  33. Ronaldo Giusti disse:

    Olá Aline,
    Infelizmente não sei quais as operadoras da Alemanha, mas vc vai reconhecer facilmente as lojas de telefonia e afins pela cidade.

    Como seu celular é desbloqueado, basta comprar o chip e eventualmente configurar pro uso. Sempre peço para o funcionário que me atendeu fazer isso pra mim e já saio da loja com tudo funcionando.
    Espero ter ajudado!

  34. Anônimo disse:

    Bom dia Ronaldo,

    Em primeiro lugar quero parabenizar você pela iniciativa. Ajuda a muita gente.

    Vou para a Italia e gostaria de saber se é facil encontrar o nano slim card pre pago para iphone 5 e quanto custa e qual o valor do minuto de ligações para o Brasil? Abraço, davifelman290@gmail.com – Davi.

  35. Ronaldo Giusti disse:

    Olá Davi,
    você não deve ter dificuldades para encontrar um nano sim card na Itália.
    Como informado no post, na Itália usamos um chip da TIM, que custou 20 euros com 15 euros de crédito, com direito a internet 3G ilimitada por um mês. A ligação para o Brasil custava cerca de 15 centavos de euro por minuto.
    De lá pra cá pode ser que as condições tenham mudado, mas o vendedor vai te explicar direitinho.
    Um abraço.

  36. Anônimo disse:

    Desculpa estou na Suíça e não entendi muito bem. Quer dizer que a Internet do celular para cartão pré pago nao funciona como no Brasil que cobra por dia que usar? No caso vc compra 15 francos de crédito e tem Internet ilimitada por um mes?

  37. Ronaldo Giusti disse:

    Isso mesmo!
    Na Suíça compramos um chip da Lebara por 10 francos. Ele já vinha com 20 francos de crédito e, com eles, compramos internet ilimitada por um mês por cerca de 15 francos, ficando com 5 de crédito.

    Claro que as condições sempre podem mudar. Nós fomos em 2013.

  38. Hum! disse:

    Olá.
    Vou para Portugal (Lisboa) , Espanha (Barcelona) e Inglaterra (Londres). Interesso-me principalmente por um plano 3g para o smartphone, pois posso utilizar o skype para falar com skype ou mesmo ligar para fixo no Brasil. Será que um plano desses também permite utilizar o smart como roteador e eu acessar web no tablet ? Quanto custaria um plano assim para utilizar nos 3 países? Vodafone ou outra operadora? Será que consigo contratar no Aeroporto de Lisboa quando chegar? Abraço

  39. Anônimo disse:

    Boa tarde, vou acrescentar e salientar algumas coisas importantes já ditas
    Para brasileiros que visitam a europa
    – curta estadia num país europeu ( 1 dia ) com passagens similares em varios paises europeus
    Se conseguir usar wifi gratis, aeroportos, hoteis, macdonalds e similares
    Será a melhor alternativa
    Pode comprar um cartao( chip) no primeiro país europeu de entrada, e depois usar o roaming em outros países europeus.
    O custo de um chip varia entre 0 a 20 euros, normalmente já tem credito disponível para chamadas ou internet.
    voce pode de imediato aderir a um plano, com chamadas, Internet ou misto.
    Para ter uma ideia, o custo do mega em roaming é de 0, 20 centimos de euro mais impostos do país da compra do chip ( aproximadamente 20%, , dependendo do país europeu).

    Chip está disponível em quiosque, papelaria, supermercado, correios, aeroporto…..

    Se visitas França, Espanha, uk, alemanha, Suíça, Dinamarca, holanda ….. Lebara é uma boa opção, é uma operadora virtual low cost, que utiliza as redes de outras operadoras…..

    Verifica os preços da vodafone, normalmente tem pacotes para turista, mas neste caso ir directamente à operadora, encontra facilmente em um shopping…. na França não existe vodafone, tem a SFR e a ORANGE ….. mas a Lebara normalmente mais barata

    – se és viciado na net e vais ficar algum tempo num só país ou vários, compra vários chip em cada país.

    Exemplo espanha . 250 megas 5 euros ou 1 gb por 10 euros, mas nos outros países é similar.

    Utiliza o voip para chamadas, MOBILEVOIP, ou faz o seu celular de router para ligar o portatil….

    Agora falo do meu país…. Portugal

    Chegas em lisboa ou no porto, compra na operadora NOS, VODAFONE, MEO

    Se trazes filhos ou família inferior a 25 anos e só ficas em portugal ou ficas mais de 2 dias…..
    Vai na operadora “NOS”
    Adere ao plano WTF em nome da pessoa com menos de 25 anos, o mais barato custa 7, 50€, com 500 megas e 500 minutos para portugal, e o viber…skype….e outros, nao contabiliza internet
    Nao precisa falar que está visitando o país, ninguém tem nada que saber tua vida….. a morada voce pode dar do hotel ou outra.
    Só necessita do passaporte e informacao da idade.

    ?………..

    Caso contrario, voce usa como qualquer pre pago do brasil, só paga o que usa.

    Mas pergunta sempre por um aditivo , de chamadas ou net pois fica mais barato.

    E fazes igual, escolhes um pre pago como achares melhor……se pensas visitar a Espanha e outros países. ?…. fazes exactamente como informei anteriormente.

    Atencao

  40. Dilceia Guimaraes disse:

    Uso a Oi no Brasil, vou à Lisboa passar férias. Por que não posso usar normalmente esse chip pra falar com o Brasil? A operadora não alcança, ou ficaria muito caro?

  41. ronaldogiusti disse:

    Olá Dilceia!
    Você pode usar um chip do Brasil em Lisboa “quase normalmente”. Será necessário habilitar roaming internacional, e isso costuma ser bem mais caro que usar um chip local. Cada operadora terá seus pacotes e preços. Você pode consultar na Oi quanto seria esse serviço e comparar com a alternativa do chip local.
    Um abraço.

  42. Marcelo faria disse:

    Amigo estou indo morar na Itália. Meu celular quebrou aqui no Brasil. Posso comprar qualquer smartphone aqui no Brasil que eles irão funcionar com chip italiano ?? Ou devo comprar um smart lá com chip italiano? Desde já agradeço.

    • ronaldogiusti disse:

      Olá, Marcelo.
      Você pode comprar um smartphone aqui no Brasil sim, mas se certifique de que ele é desbloqueado (geralmente é) e funciona em várias frequências de sinal diferentes (normalmente funcionam). Os modelos mais novos em geral atendem esses requisitos, então fique tranquilo.

  43. Camila disse:

    Bom, estou indo proximo mês para um cruzeiro que sai de veneza, passa pela grecia, turquia, croacia… Gostaria de comprar um chip que funcione em toda europa, existe essa possibilidade? Gostaria do chip mais pelas redes sociais mesmo. Nao precisq ser pra ligaçao

  44. Lucia Castelucci disse:

    Fui pra Italia em maio de 2015. Eu comprei um chip pre pago da TIM e meu marido um chip pre pago VODAFONE e colocamos creditos por 30 dias.
    Voltarei pra Italia em maio de 2016. Um ano depois sem uso, os chips são validos?
    Sempre que recarrego e não uso todos os creditos eles são acumulaveis e voltam quando faço uma nova recarga?
    Obrigada

  45. priscila disse:

    olá achei muito bacana seu post …mais preciso saber se na suíça é possível usar bem um chip da tim….já uso planos aqui no brasil mais pra evitar cancelar meu numero queria manter o numero pra comunicação aqui com o brasil.

    • ronaldogiusti disse:

      Olá Priscila,
      não sei dizer se um chip da Tim funcionaria bem na Suíça, mas lembre que para usar seu chip do Brasil lá você terá que fazer roaming internacional, que é muito caro. O melhor seria comprar um chip local (veja a dica no post) e usar durante sua viagem. Guarde seu chip da Tim em um local seguro e ponha de volta no aparelho quando voltar.
      Um abraço.

  46. Rebeca disse:

    Eu vou para a Suíça daqui a 4 dias mas estou preocupada com relação ao Whatsapp e Snapchat. Tem como usar esses dois aplicativos sem precisar comprar chip internacional?

  47. David de Castro Neto disse:

    Oi. Chegarei por Londres na Europa. Qual operadora eu consigo um chip pré pago lá q funcione lá e também na República Theca, Hungria e Áustria?

    • ronaldogiusti disse:

      David, uma operadora barata em Londres (e outros países da Europa) é a Lebara.

      O restante da sua questão, infelizmente, não sei responder. Mas deixo uma dica. Pesquise no Google pelo nome de grandes operadoras, como Vodafone e Orange, e o nome dos países que vai visitar (um de cada vez). Assim talvez vc descubra uma operadora que atende todas essas regioes.

      Ainda assim, provavelmente você terá que pagar roaming quando sair do país em que comprou o chip.

      Boa sorte.

  48. Fátima Cunha disse:

    Olá, tenho a seguinte dúvida:
    Adquiri aqui no Brasil um Lumia 535 desbloqueado, irei voltar para Portugal e gostaria de saber se ele será compatível com as operadoras portuguesas. Como poderei saber isso antes de viajar?
    Será que ele manterá as mesmas funcionalidades lá? WhatsApp, Viber, Skype etc?
    E contatos, fotos e ficheiros do Office? Corro o risco de perder alguma coisa mesmo fazendo backups regulares?
    Agradeço sua ajuda.

    • ronaldogiusti disse:

      Fátima, a não ser que seja um modelo muito antigo, muito provavelmente a resposta é sim, vai funcionar. Pra ter certeza, verifique as especificações de banda (frequência) do modelo e veja se o país pra onde vc vai opera nessas faixas (o mais comum é que o aparelho opere numa ampla faixa para poder ser comercializado globalmente).

      Seu apps, dados e contatos não se perderão pela mudança de chip/país.
      Espero ter ajudado.

  49. Nazare disse:

    Por favor amigo, vc pode me dizer se existe tim en madrid e se e possivel fazer portabilidade da oí pra tim para manter o mesmo numero do brasil e poder ter acesso ao servico roaming? Obrigado pela atencao. Nazare.

  50. Cristiane disse:

    Olá! Estou indo para Europa dia 20/07 mês que vêm.Minha dúvida é quanto ao desbloqueio do aparelho,o meu é motoG ,fui num quiosque da Motorola e o atendente disse que não precisa mais desbloquear,que preciso de sorte para o aparelho funcionar,já que tem o risco dele não aceitar o chip.Essa informação é correta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s