tchau, Gomes!*

Papai usufruiu. Isso resumiria sua “filosofia de vida”, por assim dizer. Ele não possuiu uma casa ou um carro, ele usufruiu de casas (por muito tempo, hotéis) e carros. Ele não simplesmente comia e bebia, ele usufruía disso e, se fosse bom, ouviria uma voz interior dizer-lhe: obrigado, Gomes!** Ele não pegava um avião, ele usufruía da viagem (e eventualmente das aeromoças), afinal o avião desmoraliza a distânciaPapai não tirava um cochilo depois do almoço, ele pegava uma horizontal. E, se houvesse boa companhia, faria isso vestido para o amor.

Mulheres, e ele gostava de todas, até aquelas que morreram sem amor, ele usufruiu de muitas, ou se isso lhe soar machista ou de mal gosto, usufruiu muito bem dos relacionamentos (curtos ou duradouros) que teve com elas. Usufruiu também da família e dos amigos, e marcou a vida de cada um que cruzou o seu caminho.

Essa atitude diante da vida, por vezes inconsequente, permitiu que ele a vivesse intensamente, enquanto teve saúde e juventude. E ele sabia como ninguém que só se envelhece quando se renuncia à juventude. E como ele achava que ser velho era uma merda, demorou a renunciá-la o quanto pôde. Ele certamente trocaria um ano de vida intensa e proveitosa por dez anos “apenas vendo a vida passar”.

Não obstanteseus inúmeros defeitos (e não é hora de falar deles), sempre procurou passar adiante o que era bom e correto, mesmo que eventualmente ele não o cumprisse de todo. Essa era a forma de ele ser um bom pai. “Escolher” mães extraordinárias para os filhos era a segunda parte da receita.


Pai, você deixou pra gente o que levava da vida: recordações indeléveis!



* Papai compôs algumas músicas e, no final de uma delas, em que ele levava um fora de uma “sereia”, eu, ainda criança, “completei a letra” com um “tchau, Gomes!”. E assim ficou.
**Em itálico estão palavras e frases que meu pai gostava de usar.

Anúncios
Publicado em: pai

3 comentários sobre “tchau, Gomes!*

  1. Gimena Cardoso disse:

    Que linda e merecida homenagem, Ronaldo..Tio Zé Carlos,um tio maravilhoso que sabia viver a vida e passar o carinho que tinha conosco como ninguém. .Faz falta!!!Deixou lembranças, recordaçoes que estão para sempre nos nossos corações. .bjs..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s