São João do Maranhão – Bumba-meu-boi

No Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é bumba-meu-boi, no Pará e Amazonas é boi-bumbá ou pavulagem; em Pernambuco é boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e mulinha-de-ouro; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé (em Macaé há o famoso boi do Sadi) é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão; em São Paulo é boi-de-jacá e dança-do-boi. (fonte: wikipedia)

É, na minha opinião, a manifestação cultural mais marcante e popular da cultura do Maranhão. As centenas de grupos (batalhões, pra usar o jargão) se dividem em três tipos principais, chamados de sotaques: Zabumba (o mais antigo), Orquestra (o mais “pop”) e Matraca (o mais representativo).

brincantes do Boizinho Barrica, o boi “tipo exportação”

Você pode até comprar um CD ou DVD, ou baixar algumas músicas (toadas, no jargão) pra ouvir, mas nenhum sistema de som dolby digital DTS ultra blaster com 7.2 canais vai transmitir a mesma experiência sonora proporcionada por uma apresentação ao vivo de um bumba-meu-boi, sobretudo se for sotaque matraca. As matracas nada mais são do que pedaços de madeira (pau d’arco), e muitas pessoas vão às apresentações levando de casa as próprias matracas, pra tocar junto com os integrantes do boi. Fala a verdade, onde é que tem coisa parecida?

as índias, sempre presentes

as índias, sempre presentes
as índias, sempre presentes
o Cazumbá, um dos personagens do auto do bumba-meu-boi

No próximo post vou tentar explicar mais ou menos que estória esses grupos de bumba-meu-boi contam, como pretexto pra publicar o resto das fotos que deixariam esse post muito longo.
Até.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s