São João do Maranhão – Cacuriá

Esqueça o que você conhece sobre o São João do nordeste, quadrilha, forró, etc. No Maranhão é bem diferente: bumba-meu-boi, cacuriá, côco, tambor de crioula e dezenas de outras manifestações culturais/folclóricas que eu nem conheço é que fazem a programação junina por lá.

Aliás, tudo isso que chamam de manifestação folclórica do Maranhão no São João é conhecido apenas como… brincadeira. Além de toda a diferença visual e musical que essas manifestações têm em relação ao que se conhece nacionalmente como São João, uma característica marcante de algumas danças é que, ao final, o público é convidado a se misturar aos outros “brincantes” e participar ativamente da festa, em vez de só assistir.

Na minha mais recente visita a São Luís, que foi muito rápida, pude registrar alguns grupos. As fotos a seguir são do Cacuriá de Dona Teté, que é de longe o cacuriá mais conhecido do estado.

O Cacuriá é uma dança sensual, e suas letras quase sempre têm duplo sentido (coisa de criança perto de um funk, mas enfim…), e infelizmente meu ângulo de visão era MUITO ruim, graças ao palco baixo demais do arraial. Só consegui trazer mais fotos pra casa contando com a ajuda da Tati (que a gente levantava mais alto que a multidão) e do meu amigo Ernany, que já é alto sozinho. São deles também os créditos dessas fotos (difícil dizer quem tirou qual).

Nos próximos posts vou falar (e mostrar) sobre os arrais e o bumba-meu-boi, que é a brincadeira mais popular no São João do Maranhão.
Até.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s