Europa – dia 15 (Castelo de Windsor)

No segundo, e penúltimo, dia “útil” em Londres decidimos conhecer o Castelo de Windsor, que fica a cerca de uma hora de trem (de baixa velocidade) da capital. Mais uma vez tirando vantagem de estar num hotel muito bem localizado, nos dirigimos à pé até a estação de trens de Waterloo e compramos passagens combinadas com entradas no castelo, conseguindo desconto (pelo combo).

No nosso vagão foi também uma turma de pequenos estudantes, devidamente acompanhada de um adulto, mas esses desceram mais ou menos na metade do caminho. Aliás, o trajeto não é lá muito interessante e chega a ser monótono o pinga-pinga do trem até finalmente chegar a Windsor.

chegando na estação final já dá pra ver o castelo

a cidadezinha é bem simpática

Saindo da pequena estação final, basta subir a rua até a entrada do castelo, sempre visível. Chegando lá existem controles de segurança na entrada, mas como tudo até agora, sempre de forma muito gentil e amigável. É possível pegar audioguias sem custo adicional e basta seguir as várias placas indicativas dentro dos muros do castelo.

uma das várias torres do castelo

Apesar de atração turística, o Castelo de Windsor é usado pela família real atualmente, e a rainha costuma passar todos os seus finais de semana lá. Dessa forma, algumas áreas podem ser liberadas ou bloqueadas sem aviso prévio, de acordo com a necessidade dela.

Depois de conferir vários cômodos do castelo, estávamos dando uma volta num dos pátios internos e havia uma área fechada à visitação, com guardas ao longe fazendo a vigilância. Ficamos ali rente às grades observando e tirando fotos quando, de repente, fui abordado por um guarda:

Give me your camera, please.
Balbuciei um sorry e fiz sinal de que não tinha entendido, e ouvi de novo:
Your camera, please! – falando sério.

Fiquei imaginando que tipo de regra eu teria infringido ou que coisa eu teria fotografado indevidamente pra ter meu equipamento confiscado, mas calmamente entreguei a câmera, esperando alguma explicação em seguida. Já com a minha câmera em seu poder, o guarda começou a sorrir e sinalizou pra que eu me juntasse à Tati, porque ele tiraria uma foto nossa!

Depois da foto, todos já bem mais descontraídos, o simpático guarda ainda “ordenou” que eu tirasse uma foto DELE com a Tati. Gaiato…
Muito solícito, ele ainda nos informou que a rainha, por acaso, estava no castelo naquele exato momento, justamente na área fechada ao público (apontou), e a “bandeira da rainha” hasteada numa das torres sinalizava isso. Se ele estava me sacaneando de novo ou não, nunca saberei, haha.
só errou no foco, mas tudo bem…

esse sorriso ainda era da minha cara!

De lá saímos do castelo e fomos almoçar, usando a mesma estratégia de sempre: entrar no primeiro lugar de aparência/preço bom. O lugar era bastante acolhedor e o atendimento muito acima da média. Ficamos numa mesinha de frente pra lareira (pra ajudar a rebater a friaca impiedosa lá de fora).

almoçando de frente pra lareira

Reabastecidos, descemos a mesma rua em direção à estação de trens e esperamos o próximo de volta pra Londres. A volta é mais longa que a ida, psicologicamente, ainda mais porque já chegamos “de noite” (5 da tarde).

À noite resolvemos ir ao cinema, pra saber afinal como era uma sala IMAX, e fomos ao BFI. A sala é 3D, a tela é absurdamente gigantesca, mas o filme era mais ou menos, apesar de esteticamente perfeito. Valeu pela experiência. De lá voltamos pro hotel, também andando, porque era pertinho (já mencionei as vantagens de um hotel bem loalizado?), e fomos dormir, eu já com saudade da viagem que tava acabando…

O próximo post é o último dia útil de viagem. Até.

Anúncios

2 comentários sobre “Europa – dia 15 (Castelo de Windsor)

  1. Denise disse:

    Olá Ronaldo!
    Você não foi “sacaneado”. A bandeira hasteada sinaliza que a rainha está realmente no castelo.
    Muito legal essa série de posts sobre a lua de mel de vocês. Felicidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s