Europa – dia 10 (Rota Romântica)

Saímos de Rothenburg o.d.T e nossa próxima hospedagem estava reservada em Füssen, última cidade da Rota Romântica, que pretendíamos passar o dia conhecendo, de carro. Antes disso, compramos um guia da Rota com informações de todas as 27 cidades que fazem parte dela, mas já sabendo que escolheríamos apenas uma fração disso pra conhecer durante esse dia. Todo o trajeto (à partir de onde começamos) tem cerca de 280km, e se alguma coisa nos interessasse muito poderíamos voltar no dia seguinte.

mesmo com mau tempo, um espetáculo

Eu já mencionei que as estradas alemãs são espetaculares? Elas são. As autobahn realmente não têm limite de velocidade para carros, e os caminhões andam todos rigorosamente na faixa da direita, respeitando seu limite, coisa que eu gostei muito. Eu esperava ver um desfile de carrões esportivos em alta velocidade, e embora porsches, audis e bmw’s façam parte da “fauna” local, não vi muitos não (exceto em Munique, aguarde post). Mas era ultrapassado o tempo todo, mesmo estando a 120, depois 140 e 160km/h. Sempre vinha um mais rápido. E é possível andar com uma velocidade muito alta sem colocar ninguém em risco, pode acreditar (e com chuva).

Mas nem todas as estradas alemãs são autobahn, e a estrada da Rota Romântica não era uma delas e tinha limite de velocidade (100km/h). Vale a pena andar mais devagar nela, porque é muito bonita, e tem vários acostamentos onde se pode parar o carro pra fotografar os vilarejos e cidadelas próximas. O mau tempo, e a falta de tempo, só nos deixou parar em algumas cidades escolhidas previamente: Dinkelsbühl, Nördlingen e Augsburg.

cidades na Rota Romântica da Alemanha
cidades na Rota Romântica da Alemanha

cidades na Rota Romântica da Alemanha

Não sei se porque era um domingo e hora de almoço, mas as cidades estavam vazias, e nossas paradas acabaram sendo bem rápidas. Decidimos então que o tempo seria melhor aproveitado se chegássemos em Füssen antes de anoitecer, e assim visitaríamos o Castelo de Neuschwanstein. Pé na tábua, e o momento em que avistamos os alpes (Füssen fica ao pé deles), ainda na estrada, foi especial.

Castelo de Neuschwanstein

Chegamos antes de anoitecer, mas não à tempo de visitar o interior do castelo. Sem problemas, subimos de charrete a estrada que leva ao castelo, e ainda tiramos algumas fotos antes de sentir alguma falta de ar (pela altitude, acredito) e ficar tudo um breu. O legal é que o cara da charrete deixou a gente lá em cima e foi embora, e nunca mais voltou. Tivemos que descer à pé no escuro, mas felizmente tinha muita gente fazendo o mesmo.

 caminho para o Castelo de Neuschwanstein

 vista à partir do Castelo de Neuschwanstein

 Castelo de Neuschwanstein

Castelo Hohenschwangau, o primo menos famoso do Neuschwanstein

De lá partimos pra fazer o check-in no hotel de Füssen, o Luitpoldpark Hotel, um dos melhores que reservei na viagem, afinal previa que estaríamos cansados depois de tantos dias longe de casa (o hotel era também um spa!). Na época em que fiz a reserva, enviei uma observação pedindo “cama de casal (double bed) em vez de duas camas de solteiro, já que éramos um casal em lua de mel”. Já percebeu a malícia do pedido? Se não colasse, tudo bem… mas nos deram upgrade pra suíte honey moon!

Apesar da decoração de gosto muuuuito duvidoso, tinha pelo menos o triplo do tamanho do quarto de Paris (e banheira), e ganhei muitos pontos com a Tati. Mas não fique você achando que isso dá certo o tempo todo. Já tinha tentado a mesma tática em Paris e não rolou.

o importante é o conforto, certo?

plaquinha na nossa porta 

Além de fazer a Rota Romântica, tínhamos um outro objetivo indo pra Füssen e sua proximidade com os alpes alemães: ver neve! Como não havia nenhuma garantia de que ia nevar na época da nossa viagem (outono) tratamos de diminuir as expectativas, mas ficamos acompanhando a previsão do tempo sempre que possível. Nesse momento fazia cerca de 3º em Füssen, e caindo, então o dia seguinte prometia… e eu conto no próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s