Europa – dia 04 (Paris)

Quarto dia em Paris, a essa altura já usávamos o metrô com alguma desenvoltura (e muitos mapas). O desagradável era o cheiro fétido das estações e o, digamos, aroma natural da população. Eles têm aquecedor nas casas e água quente na torneira. Custa tomar um banho? Felizmente meu nariz não funciona 100%, então menos % de cheiro ruim pra eu sentir.

Tínhamos ingresso com data e hora marcada pra subir a Torre Eiffel (comprados previamente pela internet), dessa forma escapando de mais uma fila quilométrica. Mas, antes disso, fomos conhecer o bairro de Montmartre e sua basílica de Sacre Coeur. Acabamos não conhecendo o Moulin Rouge, até porque o ingresso lá (com direito a jantar e show) era caro pra caramba e ficou de fora do nosso orçamento.

Montmartre é um bairro cheio de ladeiras e casas bonitinhas, e tem também muitos artistas de rua (cantores e pintores), muita gente circulando e à noite deve ser bem animado (mas não fomos). Como esses caras geralmente cobram (ou proíbem, no caso dos pintores) pra tirar fotos, acabei não registrando o trabalho deles, mas tinha muita coisa legal.

Tati em Montmartre (fiquei na dúvida: deixo essa colorida ou a P&B abaixo?)
Ladeiras de Montmartre

Caminhamos até chegar à Sacre Coeur e até entramos, mas tava bem na hora da missa e fotos também não são permitidas lá dentro. De lá se tem uma visão privilegiada da cidade, não necessariamente bonita, na minha opinião.

 vista da cidade à partir da Sacre Coeur

a basílica de Sacre Coeur

Voltamos pro hotel de metrô e almoçamos lá por perto. Descansamos e então fomos para a Torre Eiffel, bem antes do horário marcado do ingresso, assim podíamos conhecer o lugar sem pressa (e tirar muitas fotos).

Apesar de a torre ser…magnífica, nos surpreendemos negativamente com o lugar. Cheio de vendedores ambulantes e aplicadores de golpes, éramos abordados o tempo todo, e não tô exagerando. A chateação me lembrou o pelourinho em Salvador. Aliás, até gente querendo amarrar fitinha na mão de turista tinha por lá. Confesso que a sensação de insegurança tirou um pouco meu tesão de ficar fotografando ali. Guardei a câmera e ficamos esperando a hora marcada no ingresso ao pé da torre, o tempo todo tendo que dizer “non, merci” para as pessoas que abordavam.

 Torre Eiffel, à partir da praça do Trocadero
 Modelo difícil de posar…

 Torre Eiffel

 Torre Eiffel

Chegou nossa hora de subir, e até na porta do elevador da torre Eiffel, que fica dentro da estrutura, tinha um aviso pra tomar cuidado com batedores de carteira! Pode? Se fosse no Brasil, era um absurdo. Entendido o recado, subimos, e a vista era… pois é, magnífica 🙂 , mas o frio também era de lascar, principalmente no último andar da torre. Por esse motivo acabamos ficando pouco tempo lá em cima, só o suficiente pra eu tirar algumas fotos rápidas.

err… não sei que lugar é esse, mas ao fundo é o bairro La Defense 

 as belas margens do Sena

 Champs de Mars

  as belas margens do Sena

No canto superior esquerdo, o Arco do Triunfo

A torre já se iluminando

Saímos de lá e nem arriscamos a nos sujeitar a mais abordagens bizarras. Pegamos um taxi direto pro hotel.
Apesar da péssima imagem que eu talvez esteja passando do lugar (Torre Eiffel), é claro que eu recomendo a visita, assim como recomendo o Pelourinho em Salvador, e pelo mesmo motivo. Vale a pena ir pelo menos uma vez pra conhecer, apesar da chateação. Mas acho que eu não voltaria lá…

Até.

Anúncios

2 comentários sobre “Europa – dia 04 (Paris)

  1. infourseasons disse:

    O legal daquela foto sao as cores fortes do background combinando tb com a cor forte da jaqueta da Tati. Eu prefiro colorida.
    Foto da torre muito original! Eh tao difícil fotografr um clichê desses de forma diferente! Parabens! Tenho uma amiga apaixonada pelas tuas fotos! Principalmente as do Ceara, pq ela eh dai (mas mora aqui).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s