Europa – dia 03 (Paris)

Terceiro dia em Paris. Como era o último dia de utilização do nosso Paris Museum Pass (compramos o de 2 dias), decidimos aproveitar as atrações a que ele dava direito, claro, sabendo que era impossível ir em todas. Sem problemas, porque só de poder entrar no Castelo de Versailles e no Louvre sem enfrentar as filas gigantescas já valia o que pagamos por ele (32 euros, cada).

Decidimos então, finalmente, entrar no Museu do Louvre (antes só tínhamos passado “por fora” dele). É possivelmente o maior museu do mundo e nem passou pela minha cabeça conhecê-lo todo, até porque não é meu programa favorito, mas é realmente magnífico. Aliás, durante todo o período em Paris a palavra que mais vinha à minha mente enquanto conhecia a cidade era “magnificent!”, assim mesmo, com a exclamação.

O Louvre, por fora

Arredores do Louvre

 O Louvre, por fora
Dentro da pirâmide do Louvre

Bom, voltando ao Louvre, mais uma vez estávamos cercados por milhares de turistas orientais (será férias coletivas), e apesar de tanta coisa pra ver lá dentro, todas as placas e todo o fluxo de japas levava ao mesmo lugar: a Monalisa. Os amantes de arte podem apedrejar, mas a dita cuja vive da fama, porque tinha muita coisa mais legal de se ver, inclusive na mesma sala dela, mas todos se aglomeravam diante daquele retratinho mesmo.

mar de gente no Louvre

Mas já que é como ir a Roma e não ver o papa, lá fomos nós seguindo fluxo, e tá aqui a prova:

La Gioconda

Continuamos caminhando pelas infinitas salas do museu, e confesso que 30% desse tempo andando já era procurando a saída! Saímos do Louvre e continuamos nossa caminhada, que foi bem puxada nesse dia, agora em direção à Catedral de Notre-Dame. A fila pra entrar era gigantesca, e o passe não dava direito a furar essa fila. Como estávamos mal acostumados, apenas ficamos um tempo na praça da catedral escolhendo outro lugar pra ir.

Catedral de Notre-Dame (faltou inspiração nessa, eu sei)

Percebemos que estávamos perto (1km) da Sorbonne e do Jardim de Luxemburgo, e então fomos naquela direção. A fome também começou a apertar e aproveitamos pra comer alguma coisa em frente à famosa universidade onde o Farol de Alexandria já deu aulas. Saímos de lá dispostos a passar pelo jardim de Luxemburgo, mas já tava fechado, e além do mais tava escurecendo.

Arco do Triunfo

A última parada do dia era o Arco do Triunfo, que ficava aberto até tarde e tinha entrada livre usando o passe. Pra total satisfação da minha digníssima esposa, chegar ao topo do arco implicaria subir cerca de 284 degraus de uma escadazinha meia-boca em espiral. É na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, no elevador e na escada, minha querida. O visual compensava:

 Torre Eiffel, vista do Arco do Triunfo

Av. Champs Élysées, vista do Arco do Triunfo

E foi isso! Aguarde os próximos capítulos.
Inté!

Nota para os cearenses: O Arco do Triunfo é uma espécie de entroncamento de 12 avenidas numa grande rotatória e o trânsito é uma grande zona nesse local. Ou seja, nada mais é do que uma rotatória da Aguanambi, só que mais chique!

Anúncios

5 comentários sobre “Europa – dia 03 (Paris)

  1. infourseasons disse:

    Nao sabia que podia tirar foto da Mona… 🙂
    E realmente valeu a pena subir no arco! As fotos la de cima ficaram perfeitas!
    Agora tu precisa colocar algumas fotos mais romanticas de lua-de-mel, eh isso que da ibope my brother! rsrsrs

  2. Filipe rufino disse:

    E ai Ronaldo, muito bacana teu relato! 6 anos depois to eu aqui acompanhando tua trip e melhor ainda sendo vc um fortalezense como eu! Dei valor a tua observação sobre o arco do triunfo e a Aguanambi! Kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s