Europa – dia 02 (Versailles)

Uma das vantagens de viajar por conta própria é que você faz as coisas se e na ordem que quiser. Ninguém determina seu roteiro. Claro que existem efeitos colaterais, como no dia que a gente escolheu pra ir a Giverny, mas as atrações estavam fechadas (fomos avisados no guichê da estação de trem e não fomos). Assim, no segundo dia resolvemos visitar o Castelo de Versailles (e principalemente seu jardim).

Eu até anotei alguns endereços de interesse e imprimi junto com os outros documentos de viagem, mas dessa vez nem foi preciso. É muito fácil conseguir mapas e direções na Europa, basta perguntar na recepção do hotel. No caso do Castelo de Versailles, bastava pegar um trem numa das estações próximas, indicadas pelo recepcionista. Não há o que temer, mas aprenda pelo menos o endereço do seu hotel, pro caso de se perder e não se achar de jeito nenhum (improvável).

Mas como pedir informação se o povo francês é antipático e ainda por cima eu não falo a língua deles? Pois é, esse mito foi totalmente desfeito pra nós. Todo mundo era muito simpático e prestativo, além de tentar se comunicar de todas as formas (inglês, espanhol, italiano, mímica…). Claro que a gente também se esforçava com o pouco vocabulário que tinha, pelo menos começando cada contato com um “bonjour” e apelando pro inglês quando o repertório acabava (duas ou três frases depois).

Pois bem, depois de mais ou menos 1 hora de trem (urbano, de baixa velocidade) chegamos a Versailles. Da estação já existem placas indicativas. Não tem erro. A quatidade de turistas, sobretudo orientais, é absurda! Felizmente tínhamos comprado o Paris Museum Pass que, entre outras atrações, dava direito a entrar no Castelo sem enfrentar as 2 horas de fila tradicionais do lugar. Fica a dica.

Castelo de Versailles

Castelo de Versailles, no detalhe

Castelo de Versailles, portão

Entramos no castelo e ficamos impressionados com a extravagância do lugar, por assim dizer. Apesar disso, não é muito o meu tipo de passeio preferido. Depois de andar por uns 30 ambientes diferentes já estava cansado, inclusive de ficar seguindo a horda de japoneses (tá, podem ser chineses, coreanos, nunca vou saber) que se acotovelavam pra ver aquilo tudo. Pros mais ligados em arte, havia ainda uma exposição de Takashi Murakami misturada à decoração clássica do castelo.

interior do Castelo de Versailles
 obras de Murakami contrastando com o castelo

 obras de Murakami contrastando com o castelo

Como usamos a manhã inteira pra ver o castelo, decidimos sair pra almoçar antes de ver os jardins, que requeriam um ingresso extra. Felizmente, nesse caso, nada de fila, e pudemos aproveitar bastante por lá (e tirar muitas fotos!). Apesar de cheio de turistas dava pra caminhar tranquilamente, porque o jardim é gigantesco! Não sei se as fotos conseguem passar a ideia que quão grande ele é.

 vai até onde a vista alcança – e além

 as cores do outono

inúmeras esculturas decoram o lugar 

  as cores do outono

fonte de Netuno 

mais uma obra de Murakami

Depois de algum tempo caminhando e contemplando, decidimos ir embora, sem ver o tal do espetáculo das águas de Versailles, que dizem ser muito legal. Droga, vamos acabar tendo que voltar nessa porcaria… 😉

Terminamos esse dia tendo um primeiro contato com a Champs Élysées, mas vou deixar pra postar as fotos junto com as de outro dia em que fomos lá.

Stay tuned.

Anúncios

3 comentários sobre “Europa – dia 02 (Versailles)

  1. infourseasons disse:

    Lindo demais!!!!! (tirando essas obras de Murakami).
    Tu ja ta utilizando actions??? Acho que identifiquei o action “lomo” em umas duas fotos…fica taaaoo legal.
    Uma dica: tem um action feito pra paisagens de outono!Da um realce legal. Faz o download no coffeeshopblog.com

    Salva todo esse planejamento pra quem sabe eu usar no futuro! :):) Tu poderia ate fazer uma versao em PDF e vender na internet! rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s