Europa – o planejamento

Lembro que a primeira vez que pensei em viajar pra Europa (quando era impossível), imaginava que faria um clássico pacote “Mundo para Brasileiros” da CVC, e acho que muita gente tem a mesma ideia, principalmente se for a primeira vez no velho continente, por dois motivos (pelo menos).

1. É uma terra muito distante e estranha. Melhor se eu tiver toda a assessoria especializada.
2. Visitando 15 países em 22 dias eu mato vários coelhos com uma cajadada só e talz…

De lá pra cá, felizmente, meu pensamento sobre viagens mudou muito (pra melhor), e eu faço questão de planejar e executar minhas viagens por conta própria. Já expliquei mais ou menos o meu modus operandi na série Giusti Tur aqui e aqui.

No caso dessa viagem, especificamente, a coisa era realmente mais complicada. Primeiro, porque a Europa é longe mesmo, cara mesmo, e meus recursos limitados, principalmente em euros. Segundo porque era uma viagem de lua-de-mel e tudo tinha que ser “perfeito”. Portanto, havia uma razoável pressão sobre mim (o que desse errado era culpa minha).

Definindo o roteiro
A primeira dificuldade (boa) quando se decide ir pra Europa é definir um roteiro. Você vai visitar um continente, então a quantidade de opções é absurda, e a primeira dica tem a ver justamente com isso: não tente conhecer o continente inteiro numa viagem só, porque você não aproveita direito, gasta e se cansa muito. Tente encaixar os lugares confortavelmente na quantidade de dias da sua viagem. A minha teria duração de 16 dias, sem contar ida e volta para o Brasil.

Sendo assim, gastei algum tempo pesquisando sobre os lugares e discutindo as opções com a minha companheira de viagem (conciliar os gostos divergentes não é fácil). No começo, o roteiro tinha uns 6 países diferentes, e logo percebemos que seria caro e improdutivo nos deslocarmos tanto. Assim, decidimos diminuir a quantidade de países para 3 e organizamos a ordem deles de forma a aproveitar melhor os meios de transporte disponíveis. Veja que aqui usei a 1ª pessoa do plural. Mesmo que você seja o único “planejador” da viagem, na hora de definir o roteiro consulte todos os viajantes da sua turma, senão alguém ficará insatisfeito.

O transporte durante a viagem também deve ser bem pensado pra otimizar a coisa toda. Priorizei o trem, porque é rápido, raramente atrasa, não tem burocracia e as estações são no centro das cidades, e não longe pra caramba como os aeroportos. Nenhuma viagem de trem durava mais que 2h e 30min. Para deslocamentos maiores: avião. E pra finalizar alugamos um carro para uma parte da viagem, porque era a melhor opção (e muita vontade minha, vá lá…).

Eu não inventei esse método, apenas adaptei à partir de muita leitura em blogs especializados. Coisa testada e aprovada. Sobre a primeira viagem, roteiro e transporte na Europa, nada melhor que ler os seguintes posts, do Viaje na Viagem:

http://www.viajenaviagem.com/2007/04/a-primeira-viagem-a-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Escolhendo os hotéis
Definido o roteiro, o próximo passo é escolher e reservar os hotéis. Isso deve ser feito aqui no Brasil e com antecedência, porque se consegue preços melhores e porque podem exigir isso de você na entrada na Europa.

Como você já definiu o roteiro, já deve ter lido bastante sobre as cidades pra onde vai e já sabe mais ou menos qual a melhor localização pro seu hotel. À partir daí os sites que nos ajudam são o Trip Advisor, Hoteis.com e Booking.com. O primeiro tem opiniões de pessoas que se hospedaram em todos os hotéis que você imaginar, inclusive com ranking de hotéis por cidade. Os outros dois são sites de reserva de hotel. Nessa etapa eu uso dois workflows:

Workflow 1. Abro o Trip Advisor e pesquiso a cidade onde quero hotéis e depois clico na opção que exibe todos eles, rankeados. Os primeiros colocados não são necessariamente os mais caros, mas os mais bem avaliados por pessoas como você, que ficam em hotéis “normais”. Você pode refinar a pesquisa de muitas formas, é só fuçar. Achando algum que agrade, você pode ver as tarifas disponíveis para o período que quer ficar nos sites de reserva de hotel (o próprio Trip Advisor já dá link para cotação nesses sites).

Workflow 2. Entro num dos sites de reserva de hotel e faço a pesquisa, na cidade que quero, filtrando por preço e localização. Dou uma olhada nas fotos de algum que interesse ($$) e depois pesquiso esse hotel no Trip Advisor pra ver as opiniões dos usuários.

Claro que você também pode considerar dicas de hotéis dadas em blogs ou por amigos, mas sempre recomendo dar uma olhada no Trip Advisor antes de fechar a reserva.

Feito tudo isso (preferencialmente nessa ordem), basta imprimir todas as reservas e passagens (e tudo mais que for necessário) e esperar a hora de viajar. Tudo isso que eu falei acima teve como produto final o mapa abaixo:

Em laranja os deslocamentos de trem, em azul escuro os de carro e em azul claro o de avião.
[googlemaps https://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=117673704248388388773.00048db5057d0c1815499&ll=49.553726,5.668945&spn=5.70265,14.0625&z=6&output=embed” width=”640″>
Visualizar Roteiro Europa em um mapa maior

Para as cidades maiores (Paris e Londres), fiz outros mapas mais detalhados, já com alguns endereços úteis e sugestões de passeio:


Londres
http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=117673704248388388773.00048d799d075bc1d9a41&ll=51.517075,-0.089607&spn=0.102549,0.219727&z=12&output=embed
Visualizar Londres em um mapa maior

Paris

Como esse texto já ficou grande demais, vou deixar pra falar de outros detalhes no decorrer dos outros posts.
Inté!

Anúncios

7 comentários sobre “Europa – o planejamento

  1. allan disse:

    O problema da minha expectativa em relação a sua viagem é óbvia, vou tentar te imitar como uma Giusti ao lado! estou ansioso pela série que virá, mas de antemão adorei a didática. Parabens e aguardando…

  2. Luiz disse:

    Olá, não consegui encontrar a época da viagem de vocês. Estou com viagem planejada pro mês de Novembro/2015 e gostaria de ter noção sobre duração dos dias em algumas cidades. Parabéns pelo site!!! 🙂

      • Luiz disse:

        Valeu Ronaldo! Acabei achando referencia em um outro Blog, que você comentou que estaria fazendo sua primeira viagem no ” finzinho de outubro começo de novembro”. Estou há algumas horas navegando em suas dicas!!! Muito show!!! Parabéns novamente! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s