Nova Canon 60D


Canon 60D – foto: DPreview
Esse eu não sei se organiza ou embola o meio de campo de vez. Normalmente, as fabricantes de câmeras têm seus modelos de DSLR organizados mais ou menos assim:
  • DSLR de entrada (amadora)
  • DSLR prosumer (profissional de entrada, digamos assim)
  • DSLR profissional
  • Modelos top e/ou de aplicação específica

No caso da Canon a linha era mais ou menos essa: Rebel Xti, 50D, 5D e 1D. Até que começaram as mudanças.
Primeiro surgiram vários modelos na série Rebel (Xs, Xsi, T1, T2…) para que uma nova massa de entusiastas tivesse mais opções de escolha, todos eles em produção ao mesmo tempo. Depois veio a 7D, que não era a sucessora nem da 5D Mark II e nem da 50D, criando uma ‘categoria no meio das duas’.
Por fim (até agora), a Canon lança a 60D, que ‘é, mas não é’ a sucessora da 50D. É, por causa do nome da série X0D e porque traz uma série de recursos novos que não estavam presentes da 50D, e não é porque, para não invadir o terreno da 7D, tem características inferiores como corpo de ‘plástico’, como as da linha Rebel. E agora a linhagem Canon está assim: Rebel, 60D, 7D, 5D, 1D, mas a escolha ficou complicada!
Um cara, digamos, profissional iniciante, que tinha uma 50D e quer fazer um upgrade de equipamento, vai ser forçado a migrar para a 7D, mais cara, porque a 60D, apesar de ter mais recursos, é mais frágil.
Já um entusiasta que tem uma Rebel pode considerar a hipótese de fazer um upgrade de menor custo, já que a 60D acaba sendo uma super-Rebel (termo cunhado pelo DPreview). Mas será que vale a pena gastar mais dinheiro num equipamento que não tem tanta durabilidade quanto deveria e para os recursos que tem?
Como não tenho dinheiro pra nenhuma das duas no momento, ganho mais tempo pra pensar. Ou pra ver outros modelos a categorias chegarem ao mercado (já viram aquelas quase compactas de lente intercambiável?).
Anúncios

Um comentário sobre “Nova Canon 60D

  1. Anônimo disse:

    Este lançamento da Canon 60D..bagunçou a cabeça de muita gente..

    A Canon fez feio desta vez..pra que fazer uma camera pra substituir a 50D com recursos a mais?mais com corpo de plastico??o jeito e comprar uma 7D mesmo..o que a Canon queria com este lançamento??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s