O Litoral Cearense – Leste

O litoral leste (a referência é sempre Fortaleza) é o mais curto. A área de interesse acaba em Canoa Quebrada, que fica a cerca de 150km da capital. Existe ainda um pedaço de litoral cearense depois disso, mas só conheço de passar de carro. Se você vem de Natal ou Mossoró, vale a pena pegar a estrada que passa por Tibau (RN) e Icapuí (CE), pra ver quilômetros de praias e coqueiros. O desvio aumenta a viagem em uns 20km, mas a estrada é boa (ou era em 2009).

Saindo de Fortaleza, é nessa direção que estão as praias do Beach Park, porto das Dunas e prainha. Nunca vi nem comi, eu só ouço falar. Daí pra frente basta pegar a CE-040, conhecida como rota do sol nascente, normalmente um tapete, e pegar a entrada do município sede da praia que se deseja ir.

Pra um bate-e-volta, Morro Branco e Praia das Fontes são a opção mais confortável, apenas 85km de distância da capital, no município de Beberibe, uma ao lado da outra. Muita gente vai oferecer passeio de buggy, mas dá pra conhecer de carro e caminhando. Se for pra Canoa, tem um passeio muito melhor lá.

praia que não acaba mais

A paisagem é marcada pelas falésias, característica do litoral leste, e algumas locações de filmes e novelas da Globo (aí vai ter que contratar um guia pra saber onde e quais são).

artesanato em Morro Branco
arte feita com as areais coloridas das falésias da região

Morro Branco tem o labirinto das falésias e o mercadinho de artesanato para as mulheres. A praia das fontes tem uma gruta onde foram gravadas cenas de uma novela, não me pergunte qual. Eu passaria mais tempo em Morro Branco, porque acho mais fotogênico :-).

Canoa Quebrada
Agora, se você tiver o final de semana inteiro, mas não mais do que isso, recomendo que apenas passe por Morro Branco e Praia das Fontes e passe o resto do tempo em Canoa, que fica no município de Aracati. Existem passeios do tipo “3 praias em 1 dia” que saem de Fortaleza, mas voltam no final da tarde pra capital. Eu ficaria o resto do fim de semana em Canoa.

marca registrada de Canoa Quebrada

Além do mar “azulzeverde” (não sei se é verde ou azul, em maranhensês) e das falésias, Canoa Quebrada tem algo a mais. Tem um “clima” diferente. Talvez seja por causa da forte influência hippie dos anos 70 e 80, ainda hoje é fácil olhar figuraças pela praia e pelas ruazinhas de Canoa.

nativo de Canoa

Não deve ser sempre assim, mas na semana Santa (quando fui) é grande o movimento à noite, principalmente na Broadway (rua principal de Canoa) e no Bar do Reggae. Dizem que rola muita droga por lá, mas não a ponto de incomodar, embora houvesse um certo cheiro característico no ar…

anoitecer em Canoa Quebrada

Há dois passeios principais: um para a duna do pôr do sol e um para a praia de Ponta Grossa e para a garganta do diabo. Só dá pra fazer de buggy ou 4×4, mas não sei se precisa autorização especial. Bom, quem tem uma Hilux SWD geralmente não pede autorização pra nada por aqui. É um passeio longo e cansativo, porque você acaba “comendo” muita areia e tomando muito sol na parte de trás do buggy, mas é muito bom.

garganta do diabo
praia de Ponta Grossa

É bem possível que eu tenha deixado muita coisa passar, até porque não fui muitas vezes pra esses lugares, mas essa foi a impressão que eu tive desses lugares, que eu recomendo muito a quem vem ao Ceará e gosta de praia.

No próximo post vou falar/mostrar o litoral oeste. Até.

Anúncios

2 comentários sobre “O Litoral Cearense – Leste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s