Como sua câmera é boa!

Você, que um dia resolveu finalmente comprar uma DSLR, pra poder colocar em prática mais livremente, e com melhor qualidade, tudo que você andou aprendendo em cursos ou mesmo na internet sobre fotografia e suas técnicas, deve ter passado (ou ainda passa) por essa situação.

Depois de ter um trabalhão pra tirar as melhores fotos, usando tudo que você aprendeu conscientemente, vem alguém e diz, supostamente elogiando:

“Que fotos legais! Essa sua câmera deve ser muito boa!”
ou ainda:
“Qual sua câmera, pra eu tirar umas fotos iguais a essas?”

Acordar às 5 da manhã (ou não dormir até 5) ou aguardar pacientemente até o final da tarde só pra pegar aquela luz que você sabe que vai render uma boa foto não é levado muito em consideração. Diminuir (ou aumentar) a velocidade e/ou abertura pra obter um efeito desejado não é mérito seu. A câmera fez tudo sozinha no apertadar do disparador.

É verdade que possuir uma DSLR (qualquer uma) traz consigo esse peso. Você fica obrigado a obter sempre ótimas fotos. Se isso acontece, mérito dela, se não, demérito seu!

Confesso que já fui um pouco rude com colegas e amigos que desdenharam tão cruelmente do meu, se não brilhante, pelo menos esforçado, digamos, trabalho fotográfico. Às vezes dava vontade de entregar a câmera (e lentes) pra pessoa se virar e ver se é molezinha mesmo, mas hoje talvez seja mais realista e menos rancoroso quanto a isso.

Hoje me disponho a explicar detalhadamente (ou não) como repetir ou, se não sei como, dizer que foi sorte mesmo, a foto que alguém gostou. Hoje curto falar sobre fotografia (em breve um post sobre o momento mágico do click) e ver qualquer pessoa acertar a mão. Enfim, curto enxergar nos outros aquilo que me atraiu para a fotografia.

Só não vou deixar de provocar (de volta) quem me vier com o papinho de “me dá sua câmera que eu faço igual”, rsrs. A foto que ilustra o post foi feita com uma humilde Canon A620.

EDIT (23/mar/2010): Coincidentemente, no mesmo dia, um post no blog do Vinicius Matos ilustra bem a situação 😀

Anúncios

4 comentários sobre “Como sua câmera é boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s